Você estava ocupado e acabou deixando passar o prazo para a entrega do Imposto de Renda anual?
Não se desespere! Neste post, vamos ajudar você a entender as consequências dessa situação e apresentar soluções para regularizar a sua situação com a Receita Federal. Continue lendo para saber o que fazer caso tenha perdido o prazo.
Quando você não entrega a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo estabelecido, está sujeito a algumas consequências.
Além de multas e juros sobre o imposto devido, você também fica em situação irregular perante a Receita Federal. Essa situação pode resultar em restrições para obtenção de empréstimos, emissão de certidões negativas, participação em licitações e até mesmo o bloqueio do CPF.
É importante agir o mais rápido possível para regularizar a situação.
Existem algumas opções para resolver a situação caso você tenha perdido o prazo para a entrega do Imposto de Renda.
A primeira delas é enviar a declaração em atraso utilizando o programa da Receita Federal, porém estará sujeito ao pagamento de multa. Outra alternativa é aguardar a intimação da Receita Federal para regularizar a situação.
Nesse caso, você deve pagar o imposto devido e a multa que será gerada. É importante buscar auxílio de um contador para garantir que todos os passos sejam seguidos corretamente.
Perder o prazo para a entrega do Imposto de Renda anual pode gerar preocupação, mas é possível solucionar a situação. Lembre-se de que é fundamental agir o mais rápido possível para evitar consequências mais graves.
Se você se encontra nessa situação, procure um contador de confiança e siga as orientações da Receita Federal para regularizar a sua situação. Não deixe para depois!